quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Tradução de um documento

Na última sessão, procedi à tradução de um documento escrito em Inglês, disponibilizado pelo investigador Jorge Palma com o qual já tivémos oportunidade de nos encontrar (ver última mensagem, acerca da ida à Universidade do Algarve). Estes documentos relatam as investigações e as conclusões tiradas por uma investigadora canadiana (ver hiperligação para vídeo-reportagem já postado da anteriormente no blog) durante a sua estadia em Portugal ao longo da qual foi fazendo trabalho de campo (mergulho) junto do seu objecto de estudo, os cavalos-marinhos.
Muitas das  informações disponibilizadas nesse documento tiveram de ser seleccionadas pois nem todas eram relevantes para este projecto, além de que a linguagem é rica em promenores técnicos.


A selecção e posterior tradução do documento resultou no seguinte texto:

"Hippocampus guttulatus -->espécie caracterizada por uma elevada densidade populacional. O facto de esta espécie tornar-se madura mais cedo, ter rápidas taxas de crescimento e curtos tempos para cada geração sugere que possa recuperar rapidamente quando afectada directa (ex: exploração) e indirectamente (ex: captura e danificação do habitat) e após estas alterações. Podem, no entanto, ser vulneráveis a longos períodos de mudança.
As espécies mais vulneráveis são as que se tornam adultas mais tarde, as que os seres vivos correspondentes são mais largos e têm taxas mais baixas de crescimento populacional. Os registos históricos das variações da destas populações podem também servir para avaliar a vulnerabilidade e prever a evolução dessa espécie e estabelecer estratégias para a salvar. No entanto, apesar do estatuto vulnerável dos cavalos-marinhos, essas variáveis históricas são desconhecidas ou limitadas. 25% das espécies de cavalos-marinhos são considerados vulneráveis devido a suspeitas do declínio das populações.
De uma maneira geral, as espécies de cavalos-marinhos têm uma morfologia invulgar e um cuidado paternal muito peculiar e a maior parte das espécies mantém-se fiel ao companheiro.  
Uma grande parte dos cavalos-marinhos obtidos para comércio tradicional é capturada acidentalmente."
Figura - promenor de Hippocampus guttulatus

Sem comentários:

Enviar um comentário